PERGUNTAS FREQUENTES

Perguntas mais Frequente sobre Farmácia de Manipulação e Medicamento Manipulado

Os medicamentos de marca e os genéricos são feitos em alta escala e com dosagens padronizadas. Já os manipulados atendem a uma prescrição personalizada, ou seja, são desenvolvidos individualmente para cada paciente.
Farmácia é o estabelecimento que produz o medicamento manipulado, podendo ser alopático ou homeopático, a diferença é o tipo de tratamento.
As cápsulas são apenas um invólucro, e sua cor não interfere diretamente na eficácia do medicamento. Na Farmácia Dihervas procuramos utilizar cápsulas transparentes para evitar o consumo do corante por nossos pacientes. Utilizamos apenas cápsulas coloridas no caso de medicamentos cujos ativos sejam fotossensíveis.
Sim. A densidade das matérias – primas variam de lote para lote, e, portanto o tamanho das cápsulas pode ser variante.
A Farmácia Dihervas trabalha com cápsulas de origem vegetal, que funcionam da mesma forma de uma cápsula tradicional (gelatinosa). Na hora de aviar sua fórmula, apenas solicite a substituição.
Guarde na geladeira somente quando for recomendado pela farmácia e/ou farmacêutico. Haverá uma indicação na embalagem do produto quanto à necessidade de conservação em geladeira. Caso não houver, siga as orientações de conservação de quaisquer medicamentos.
Algumas vezes, o volume da dose prescrita pelo seu médico é maior que a capacidade da cápsula e é necessário dividir a dose em mais de uma. Quando isso ocorrer, as informações de quantas cápsulas você deverá tomar estará indicada no rótulo e em etiqueta especial. Qualquer dúvida ligue para a farmácia.
Não. Apenas o seu médico poderá alterar a dose ou a posologia (modo de uso) de seus medicamentos.
Não. A medicação deve ser usada durante o período prescrito pelo seu médico e somente ele poderá autorizar sua interrupção.
Diversas são as vantagens dos medicamentos manipulados. Dentre elas: :: Economia: O medicamento manipulado é prescrito pelo médico na quantidade e dosagem exatas para o sucesso de seu tratamento. Não há sobras, por isso, você paga somente pelo que vai utilizar.; :: Personalização: Somente na farmácia de manipulação é possível que o médico prescreva o medicamento com doses diferenciadas que atendam às necessidades específicas de cada paciente.; :: Qualidade Garantida: As farmácia de manipulação seguem todas as normas determinadas pelo Ministério da Saúde. A qualidade das matérias-primas e o processo de manipulação são rigorosamente e periodicamente fiscalizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).; :: Facilidade no tratamento: Existem doenças que precisam ser tratadas com vários medicamentos ao mesmo tempo. Assim, para facilitar o tratamento, o médico pode prescrever apenas um único medicamento para ser manipulado que possua associação de todas as matérias primas necessárias para o tratamento.; :: Relacionamento Médico-Farmacêuticoo: Sempre que necessário, seu médico mantém contato com o farmacêutico que manipulou seu medicamento garantindo o sucesso de seu tratamento.; Medicamentos não-disponíveis: Alguns tratamentos requerem medicamentos que não existem no mercado de remédios industrializados. Caso a farmácia de manipulação possua a matéria-prima, poderá atender à prescrição, manipulando o produto.
As matérias-primas utilizadas nas farmácias de manipulação são exatamente as mesmas matérias-primas utilizadas na produção dos remédios industrializados. A diferença está no fato de que o medicamento manipulado contém a dosagem e a quantidade especificadas pelo médico na receita. Já o remédio industrializado possui quantidade e dosagem pré-estabelecidas para a produção industrial em larga escala.
Dentre outras qualidades, sua farmácia de manipulação deve possuir: :: Tradição no mercado de manipulação de medicamentos; :: Laborátorio de Controle de Qualidade Próprio; :: Atenção Farmacêutica em Tempo Integral; :: Ser filiada a Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais);
De forma alguma. As farmácias de manipulação estão preparadas para atender prescrições de todas as especialidades médicas tais como: cardiologia, ginecologia, geriatria, endocrinologia, pneumologia, ortopedia, neurologia, psiquiatria, oftalmologia, gastroenterologia, etc.
Nunca utilize um medicamento com data de validade vencida; :: Observe atentamente a prescrição médica em relação a quantidade, aos horários, a duração do tratamento, etc; :: Não use medicamentos sem orientação médica; :: Consulte seu médico antes de repetir um tratamento; :: Mantenha os medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos; :: Tome seu medicamento de preferência com água. O consumo de leite concomitantemente com alguns medicamentos pode reduzir os seus efeitos como, por exemplo, a ingestão de leite juntamente com tetraciclina; :: Durante o tratamento evite o uso de bebidas alcoólicas, pois estas podem interagir com alguns fármacos e reduzir a eficácia do medicamento ou provocar algum efeito indesejado; :: Se reações adversas, sintomas inesperados ou gravidez ocorrerem, entre em contato imediatamente com seu médico; :: Não dê o seu medicamento para outras pessoas. Lembre-se de que a receita foi feita exclusivamente para você, podendo ser maléfico para outras pessoas (mesmo apresentado sintomas semelhantes aos seus).