Colágeno: Por que a sua pele precisa dele?

Ao falar sobre beleza, estética e, principalmente, rejuvenescimento, o colágeno é presença garantida. Seus benefícios e sua importância são inegáveis, e hoje o espaço é dele. Continue lendo para conhecer mais sobre o queridinho da beleza, juventude e, claro, da saúde!

ENTENDENDO O COLÁGENO

O colágeno nada mais é do que uma proteína que contribui com a integridade estrutural de diversos tecidos em nosso corpo, principalmente na pele, nos cabelos e nas articulações, entre outros. Em outras palavras, ajuda com a elasticidade, coesão e resistência do tecido em que reside. Atua também na fixação celular, tendo importante papel na cicatrização e regeneração.

Com o passar do tempo, nosso organismo vai reduzindo a produção que, até por volta dos 25 anos, acontecia naturalmente, sem esforço e sem a necessidade de reposição.

Alterações no metabolismo celular e a degradação dos componentes da matriz extracelular dérmica tornam a pele menos elástica e mais propensa à formação de rugas e linhas faciais, promovendo um aspecto envelhecido. A pele fica desidratada e flácida, os cabelos afinam e as unhas enfraquecem, além de outros fatores que contribuem para o envelhecimento. 

Tudo se torna mais evidente com a idade. Estudos demonstram que o colágeno produzido naturalmente pelo corpo na faixa dos 50 anos de idade pode atender apenas a 35% de suas necessidades. 

TIPOS DE COLÁGENO

O fato da produção do colágeno estar ligada com a idade e também com o surgimento de rugas faz muitas pessoas pensarem que a necessidade de sua reposição é puramente estética, mas a verdade é que essa proteína é muito importante para a nossa saúde. Para entender melhor, é preciso ver que existem diversos tipos de colágeno, cada qual com a sua função. Abaixo, destacamos os 4 principais:

Tipo I

Este é o mais abundante, constituindo  cerca  de  80%  do  colágeno  do  organismo.  Possui uma molécula bem menor e que absorve com facilidade, e é mais encontrado na forma de peptídeos de colágeno. Ele ajuda a manter as células firmes e conectadas.

Ele atua na resistência óssea, na elasticidade da pele, ajuda a reduzir rugas e linhas de expressão, auxilia no crescimento saudável e na boa aparência das unhas, além de atuar positivamente na redução da celulite.

Aproveite para conhecer o Colágeno Verisol com Hibiscus e Cidreira, livre de açúcar, lactose e glúten, com ação antioxidante e calmante, além de melhorar a saúde e o aspecto dos cabelos, da pele e das unhas. Vem saber mais, clique aqui.

Tipo II

Este tipo apresenta uma estrutura maior; é formado por macromoléculas que regulam a hidratação.

Seus principais benefícios: é primordial para a saúde das articulações, melhorando seus movimentos e ajudando a tratar eventuais dores, além de melhorar a mobilidade.

Tipo III

O tipo III costuma ser o primeiro que apresenta queda em seus níveis.

Seus principais benefícios incluem oferecer resistência elástica e auxiliar na manutenção da integridade dos órgãos. 

Tipo IV

Este tipo tem uma estrutura que não se associa a fibras menores, fazendo com que sejam uma espécie de filtro.

Seus principais benefícios: tem como principal função a sustentação e filtração, e por isso é encontrada nos rins, pois faz parte dos glomérulos renais, que filtram o sangue e eliminam resíduos metabólicos.

COMO SUPLEMENTAR O COLÁGENO

As funções dessa proteína não se limitam apenas ao âmbito estético. Ele é importante para a saúde, agindo na pele, nos cabelos, nas unhas, nas articulações, entre outras funções. Repor o colágeno que perdemos é, antes de mais nada, cuidar de nós mesmos, do nosso corpo e da nossa saúde.

Diversos estudos na área sugerem que a suplementação oral melhora a hidratação das células da pele, a elasticidade e a densidade do colágeno. 

Temos uma recomendação especial: Gummy Plus – Gomas da Beleza. Enriquecido com vitaminas e minerais, foi desenvolvido para atenuar as rugas e linhas de expressão, além de fortalecer ainda mais os cabelo e unhas. Ah, e tem um sabor delicioso de frutas vermelhas. Conheça mais clicando aqui.

Agora, uma das perguntas mais comuns é sobre a reposição do colágeno através da alimentação. É importante frisar que o colágeno é de origem animal, sendo encontrado geralmente em carnes, ovos e gelatinas.

Também existe outra maneira de estimular a produção de colágeno: uma alimentação rica em proteínas, vitaminas A, C, além de selênio e zinco. Isso não irá repor o colágeno, mas estimulará a produção natural do corpo.

Alimentos recomendados: Frutas cítricas (ricas em Vitamina C), feijão, lentilha, aveia, castanhas, nozes, amêndoas e alimentos ricos em Ômega 3, como peixes e linhaça.

Mas atenção: o ideal é consultar um nutricionista para conhecer a necessidade do seu corpo e montar uma dieta especial para você.

A suplementação de colágeno aliada a hábitos saudáveis, atividades físicas regulares e alimentação balanceada potencializam a sua eficácia. Além disso, manter a saúde em dia com as consultas médicas regulares e hábitos saudáveis só irá trazer benefícios e garantir uma melhor qualidade de vida. 

Fontes: Artigo “Colágeno: Uma Abordagem Para a Estética” – Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde | Journal of Health Science | Sociedade Brasileira de Dermatologia 

 Imagem de Freepik 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *