Spirulina: Como ela pode transformar a nossa saúde?

A spirulina, considerada por muitos como um “superalimento”, é um tipo de microalga amplamente conhecida por seu alto valor nutricional e diversos benefícios para a saúde. Ela é caracterizada por sua cor verde-azulada e cresce em águas alcalinas naturais, como lagos e lagoas. Suas propriedades a tornaram alvo de estudos e está comprovado: ela tem muito a oferecer! Por isso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre mais esse presente da natureza para a nossa saúde.

SOBRE A SPIRULINA

A spirulina é rica em proteínas, vitaminas, minerais (ferro, magnésio), antioxidantes e outros nutrientes essenciais para a saúde. Muitas pessoas talvez nunca tenham ouvido falar, mas a história dessa microalga remonta há cerca de 3,5 milhões de anos, segundo cientistas. Ela já era parte integrante da alimentação de povos antigos como os astecas, e é um alimento tradicional em algumas regiões africanas.

A spirulina, também chamada de cianobactéria, demonstrou ser resistente ao tempo, pois possui variedades que sobrevivem até mesmo em estado inativo, quando a água evapora, além de suportar altas temperaturas. Tudo isso não a impediu de reter seus nutrientes, o que a torna ainda mais valiosa.

A própria ONU já reconheceu a spirulina como “o melhor alimento para o futuro da humanidade”, e a incorporou nos planos de combate às altas taxas de desnutrição. Até mesmo a NASA passou a incluí-la na dieta dos astronautas.

Mas essa microalga não está tão longe de nós: ela também foi descoberta em terras brasileiras, mais especificamente na Lagoa Mangueira, no Rio Grande do Sul. Existem também fazendas de cultivo na Paraíba.

BENEFÍCIOS DA SPIRULINA

A spirulina não é somente superalimento. Seu alto valor nutricional e suas propriedades oferecem muitos benefícios para a saúde.

Promove mais disposição

Graças à quantidade de proteínas, fornece mais energia para o corpo e ajuda a combater a fadiga. Por esse motivo, tem sido amplamente usada por pessoas que praticam atividades físicas diversas.

Saudável para o intestino

Possui um efeito prebiótico que ajuda a fortalecer as bactérias benéficas do intestino, equilibrando a flora intestinal.

Reduz o colesterol e os triglicerídeos

As propriedades da spirulina ajudam a baixar os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e triglicerídeos, promovendo uma melhor saúde cardiovascular. Além disso, estudos indicam que pode ajudar a regular a pressão arterial.

Possui propriedades anti-inflamatórias

A spirulina possui propriedades que ajudam a diminuir a inflamação do corpo, o que é muito benéfico para a saúde geral.

Efeito detox

Outra famosa ação da spirulina é sua ação detox, isto é, favorece a desintoxicação do corpo, eliminando metais pesados e toxinas.

Ajuda a prevenir a anemia

Pesquisas demonstraram que a spirulina contém duas vezes mais ferro que o espinafre. Esse mineral favorece a produção de hemoglobina, auxiliando no tratamento e prevenção da anemia.

Ação antioxidante

Essa característica, por si só, já confere vários benefícios. A ação antioxidante combate os efeitos nocivos dos radicais livres, ajudando no processo de renovação celular, conferindo mais saúde aos olhos, pele e até mesmo um efeito rejuvenescedor.

Fortalece o sistema imunológico

A spirulina ajuda a tornar o corpo mais resistente a infecções ao fortalecer as defesas naturais do corpo.

Ajuda a regular o açúcar no sangue

Os antioxidantes e gorduras poliinsaturadas presentes na spirulina promovem a redução dos níveis de açúcar no sangue, ajudando a controlar o diabetes e até mesmo auxiliar na sua prevenção.

Favorece a perda de peso

Pesquisas sugerem que a utilização desse suplemento pode proporcionar vantagens para quem deseja emagrecer. Além de promover uma sensação de saciedade, suas propriedades desintoxicantes ajudam a eliminar substâncias tóxicas do corpo, graças à presença de fibras solúveis e insolúveis.

Auxilia no ganho de massa muscular

É abundante em aminoácidos que desempenham um papel importante na preservação e crescimento dos músculos. Contém ácido γ-linolênico, um tipo de gordura poliinsaturada que é aliada ao aumento da resistência e força física, garantindo melhor desempenho durante os treinos e atividades físicas. Além disso, favorece a recuperação pós-treino.

Esses são alguns dos benefícios já comprovados da spirulina, mas ainda existem diversos estudos em andamento. Por exemplo, algumas pesquisas sugerem que ela pode ser anticancerígena, ou seja, pode ajudar a prevenir o câncer.

Não há dúvidas do quanto pode melhorar a saúde e promover bem-estar!

COMO TOMAR A SPIRULINA

A spirulina é encontrada em diferentes formatos, incluindo pó, comprimidos e cápsulas, e pode ser consumida com água ou incorporada a alimentos, como sucos, vitaminas, frutas ou saladas.

Que tal conhecer o Slim Fit Complex, um composto oral que combina 6 ativos naturais, incluindo a spirulina? Essa combinação poderosa ajuda no processo de perda de peso de forma saudável, favorecendo resultados satisfatórios. Para saber mais sobre como usufruir desses benefícios, clique aqui!

É sempre bom estar informado sobre extratos naturais como esse, mas também é importante manter as consultas médicas em dia para haver melhor proveito dos seus benefícios na medida certa e sem riscos para a saúde. 

Fontes de pesquisa: Portal Tua Saúde | Olson | “Characterization of Spirulina biomass for CELSS diet potential” – NASA | BBC News Brasil

Imagem de azerbaijan_stockers no Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *